top of page
Foto do escritorCinthia Fit

É celulite , lipedema ou flacidez ?

Atualizado: 11 de dez.


Uma das principais queixas das mulheres que chegam ao consultório em busca de estética, é sobre aspectos da pele como , celulite , lipedema e facidez.

Mas antes de iniciar nossa fala sobre este assunto, é importante dizer que, todo desequilíbrio estético está relacionado a uma questão de saúde . A exteriorização da celulite , da flacidez e do lipedema , refletem condições que precisam ser avaliadas como, desequilibrios hormonais, carências de micronutrientes, problemas vasculares , excesso de fatores promotores de radicais livres , disbioses intestinal , de pele, e de outros tecidos .

Sem dúvida uma alimentação NÃO INFLAMATÓRIA, com base em alimentos in natura e evitando ao máximo alimentos ultra processados, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ingerir a quantidade de fibras, água e proteínas em quantidades adequadas, é o primeiro passo para iniciarmos a abordagem.

Mas existem alguns pontos que você pode não saber sobre este assunto, mesmo porque, os estudos e pesquisas estão se intensificando a cada dia, então é preciso acompanhar fontes seguras para entender.


1- Celulite não é tudo igual. Existe celulite edematosa e celulite fibrótica, a abordagem nutracêutica é diferente em cada caso. A celulite edematosa tem um aspecto mais superficial , e a retenção de liquido intersticial é um dos fatores que compem esta condição, a celulite fibrótica , é identificada quando "apertamos" contraindo gluteos e formam "buraquinhos " mais definidos e mais profundos , demosnstrando qeu existe um repuxamento da pele . A abordagem nutracêutica é diferente , pois uando há presença destas fibroses , a suplementação com colâgeno pode piorar o quadro. E neste caso, para o tratamento mais eficiente é necessário uniar a nutrição com tratamentos estéticos .

2- Celulite NÃO ocorre na parte ANTERIOR da coxa, só na parte posterior de coxa e glúteos, irregularidades na região anterior podem ser flacidez ou lipedema.

3- Lipedema não é a piora da celulite, é outra condição, a abordagem é diferente . É uma doença caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo, como pernas, braços, joelhos e coxas, é uma condição inflamatória, vascular e hormonal ,que apresenta dor, cansaço , pernas pesadas dentre outros . A abordagem nutricional e nutracêutica aqui no consultório , segue 3 etapas principais , começando pelo intestino , detoxificação do estrogênio , seguida da Infamação e função mitocondrial, é claro que sempre analisando e respeitando cada fase de cada paciente individualmente .

4- Flacidez não se trata somente com procedimentos estéticos, é necessário volumizar a musculatura com treinos e dieta adequados. Neste caso procedimentos estéticos e treinos de musculação que causam microlesões propositais, estimulam a produção de colágeno endôgeno , e de acordo com cada procedimento a suplementação de colâgeno é favorável.

5-Vale lembrar que, suplemento de Colágeno é eficiente para, pós procedimentos estéticos e precisa ser usado no tempo certo, para não atrapalhar o objetivo do procedimento

6-E é imporstante também dizer que, Suplemento de Colágeno não deve ser usado logo após cirurgias estéticas (por exemplo lipoaspiração) , é necessário alguns dias para o inicio da suplementação para que não interfira no processo .

7-Suplemento de colágeno pode piorar o quadro de lipedema e celulite dependendo da fase em que a paciente se encontra, por exemplo , na celulite fibrótica como ja falamos acima , e também em pacientes com celulite em fase inflamada, assim como pacientes com lipedema na maioria das fases .

O estado inflamatório tanto na celulite como no lipedema, além de ser local, devemos pensar em todo o mapeamento do perfil da paciente , por exemplo, uma paciente que dorme mal, faz pouca atividade física semanal, ingere bebidas alcoolicas mesmo que socialmente 1 a 2 x na semana ou mais , tem uma alimentação com poucas fibras , ingere doces ou carboidratos simples varias vezes na semana . Esta paciente provavelmente está em condição de inflamação de baixo grau, e pode apresentar disbiose intestinal , ou licky gut ( intestino permeável) , nestes casos , prescrever nutraceuticos aleatórios, sem individualizar o plano , pode levar a uma piora significativa do quadro , por isso é muito importante o acompanhamento por fases, a individualização do plano , e o trabalho multidiciplinar ;

Aqui no consultório o cronograma de abordagem para nutrição estética tem 3 etapas , iniciando pelo INTESTINO

Fase 1 ( planejamento alimentar , retirada ou redução de alimentos que são inflamatórios, , cuidado com o intestino , suplementos específicos , não probióticos)

Fase 2 ( desinflamação , com nutraceuticos , omega 3 , curcuma etc ,)

Fase 3 ( Melhora da condição mitocondrial, com nutracêuticos especificos para a fase , para a melhora energia e disposição, com nutraceuticos, e probioticos . )

Todas as fases , são orientados exercícios físicos adequados , e que diferem de acordo com o grau de mobilidade ( no caso de lipedema), e disposição da paciente , mas de maneira geral , natação, hidroginástica e musculação são incluidas nos planos de treinos )


*O diagnóstico de lipedema só pode ser fechado por médico, preferencialmente vascular. Mas o nutricionista, muitas vezes , é o profissional que é procurado em primeira instancia pela paciente , e apesar de não fechar diagnóstico, inicio o tratamento aqui no consultório e encaminho para o médico, se for este o caso de sinais e sintomas que caracterizem lipedema .






bottom of page